Nos dias 9 e 10 de março, foi realizada, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), a Jornada de Integração Institucional para Docentes Civis, atividade conduzida sob a coordenação do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Participaram da atividade 25 docentes civis de diversos estabelecimentos ensino subordinados às diretorias que compõem o DECEx.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A jornada teve por finalidade atualizar os docentes civis sobre as atividades desenvolvidas pelo Exército Brasileiro, contribuindo para a evolução contínua do Ensino Militar, no âmbito do Sistema de Educação e Cultura do Exército.

No dia 9 de março, ocorreu a abertura do evento, conduzida pelo Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), General de Brigada Carlos Eduardo Barbosa da Costa. Os seguintes palestrantes realizaram apresentações: o Comandante da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), Coronel Adail Rodrigues de Assunção, o Comandante do CCOPAB, Coronel Carlos Alberto Moutinho Vaz, o Comandante da Escola de Instrução Especializada (EsIE), Tenente-Coronel Vicente de Paulo Souza da Silva Santos, o Comandante da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), Tenente-Coronel Maurício José Lopes de Oliveira, e a Professora Doutora Sabrina Celestino, do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx).

O dia 10 de março teve início com uma formatura geral no 57º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola), seguida das seguintes atividades práticas, realizadas nas instalações do batalhão e conduzidas pela equipe de instrução do CCOPAB: pista de orientação, progressão diurna, confecção de ração operacional, primeiros socorros e noções de desminagem e explosivos. Ao término da jornada, foi realizada cerimônia de encerramento, no auditório do CCOPAB.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).