Brasília (DF) – Neste dia 26 de dezembro, no Salão de Honra do Gabinete do Comandante do Exército, ocorreu a cerimônia de passagem do cargo de chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), do General de Exército Júlio Cesar de Arruda para o General de Divisão Paulo Roberto Viana Rabelo, que assume interinamente a Chefia do DEC.

A cerimônia, presidida pelo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, iniciou-se com a inauguração do Retrato do General Arruda. Na ocasião, o Comandante do Exército convidou os familiares para realizar o descerramento da foto.

Na sequência, o General Freire Gomes realizou a leitura da referência elogiosa ao General Arruda, destacando a sua brilhante jornada como Chefe do Departamento, no período de 21 de agosto de 2020 a 26 de dezembro de 2022, na gestão de cerca de 20 mil militares e servidores civis que atuam em prol da Força Terrestre em ações relacionadas a obras de cooperação, obras militares, elaboração de projetos de engenharia, gerenciamento de material de engenharia, gestão do patrimônio imobiliário e meio ambiente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao finalizar a leitura da referência elogiosa, o Comandante do Exército destacou: “O General Arruda foi um assessor de mais alto nível deste Comandante, atuando de forma equilibrada e leal, analisando com acurada perspicácia as diversas situações e apresentando linhas de ação viáveis, precisas e objetivas. Tenho a certeza de que sua dedicação incondicional, tirocínio e destacada inteligência serão primordiais para o futuro de nosso Exército”.

O General de Divisão Paulo Roberto Viana Rabelo, que assume interinamente a Chefia do DEC, é natural de São Luís (MA), incorporou às fileiras do Exército em 23 de fevereiro de 1980, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sendo declarado Aspirante a Oficial da Arma de Engenharia em 1986. Ascendeu ao último posto em 31 de março de 2020. É casado com a Senhora Valdecir Maria Ferreira da Silva Rabelo, com quem tem duas filhas, Natália e Marina.

As solenidades contaram com as presenças de Oficiais-Generais do Alto Comando do Exército, General de Exército Valério Stumpf Trindade, Chefe do Estado-Maior do Exército; General de Exército Lourival Carvalho Silva, Ministro do Superior Tribunal Militar; General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Comandante de Operações Terrestres; General de Exército Eduardo Antonio Fernandes, Comandante Logístico; General de Exército Sérgio da Costa Negraes, Secretário de Economia e Finanças; General de Exército José Eduardo Pereira, Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; General de Exército Guido Amin Naves, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia; General de Exército João Chalella Júnior, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal; General de Exército Anísio David de Oliveira Junior, Comandante Militar do Oeste; e General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; além de ex-integrantes do Alto Comando, General de Exército Joaquim Silva e Luna, antigo Ministro de Defesa e General de Exército Arby Ilgo Rech; de antigos Chefes do DEC, General de Exército Marius Luiz Carvalho Teixeira Neto; General de Exército Joaquim Maia Brandão Junior; General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira; e General de Exército Claudio Coscia Moura.

Fonte: Departamento de Engenharia e Construção

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).