A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou entre os dias 13 e 25 de março, a Instrução de Salto de Emergência (ISE) para os cadetes do primeiro ano dos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. A atividade, obrigatória para todos os cadetes, tem como objetivo prepará-los para abandonar aeronaves militares em voo com segurança, utilizando o paraquedas militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Treinamento rigoroso e salto em voo

AFA3

Os cadetes passaram por uma semana intensiva de treinamento, conduzido pelos militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) da Força Aérea Brasileira (FAB), o PARASAR, e pelos militares paraquedistas da AFA. Após essa etapa, os cadetes realizaram o salto em voo a partir de uma aeronave C-105 Amazonas, do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça.

Experiência única e enriquecedora para os cadetes

Salto de Emergencia 8

Os cadetes relataram a experiência desafiadora e enriquecedora vivida durante o treinamento e o salto de emergência. A instrução proporcionou a oportunidade de exercitar a coragem e de aprender procedimentos importantes para a vida militar. Além disso, a vivência intensiva permitiu aos cadetes criar laços de amizade e companheirismo com seus colegas de turma e instrutores.

A Instrução de Salto de Emergência é uma atividade fundamental na formação dos cadetes da AFA, garantindo que estejam preparados para lidar com situações de emergência durante o exercício de suas funções na Força Aérea Brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).