Curso de ETSP ministrado para a Polícia Militar Ambiental de Coxim-MS

A Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN), organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou, no período de 21 de março a 9 de abril, em Coxim, Chapadão do Sul e Campo Grande, municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário (AFTA) e aplicação de prova de Arrais Amador.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

De 27 a 31 de março, a CFPN levou para Coxim, além das AFTA, a “Capitania Itinerante”, projeto que tem por finalidade disponibilizar, em outro município, os serviços prestados em sua sede, Corumbá-MS, tais como inscrição de embarcação, transferência de propriedade, renovação de Carteira de Habilitação Armadores, revalidação de Caderneta de Inscrição e Registro e entregas de Título de Inscrição de Embarcação e Título de Inscrição de Embarcação Miúda. No mesmo período, foi realizado, na Colônia de Pescadores de Coxim, o Curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Máquinas (CFAQ-MAF/MMA).

Também em Coxim, de 3 a 7 de abril, foram ministradas aulas teóricas e práticas do Curso Especial para Tripulação de Estado no Serviço Público (ETSP) para a Polícia Militar Ambiental, habilitando 30 profissionais a desempenhar funções em embarcações com Arqueação Bruta (AB) até 10 e 8 metros de comprimento.

Para o Capitão dos Portos do Pantanal, Capitão de Fragata Marcelo Pinto Werneck, “as ações reforçam o comprometimento da Marinha do Brasil com formação aquaviária e o avanço do Ensino Profissional Marítimo na região sul-mato-grossense, possibilitando o preparo técnico de profissionais, frente às demandas regionais, e, consequentemente, contribuindo para o incremento na segurança da navegação e mentalidade marítima”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).