Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Balsa com cabos vai percorrer 770 quilômetros pelos rios da região — Foto: Reprodução

Mais de 770 quilômetros de cabos de fibra ótica estão sendo minuciosamente transportados de um navio alemão para uma balsa no Porto de Santana com objetivo serem implantados entre o Amapá e cidades do Pará ao longo do leito do Rio Amazonas e afluentes.

A iniciativa integra a primeira etapa do projeto Norte Conectado, do Governo Federal, e prevê a ampliação da qualidade de internet nas regiões mais longínquas da Amazônia.

Após a mudança dos cabos do navio para a balsa, a embarcação vai percorrer os rios instalando os fios por dentro do rio. A primeira etapa vai interligar Macapá aos municípios de Almeirim, Alenquer e Santarém.

Após a fase inicial, os cabos serão interligados em uma segunda etapa de Santarém até Manaus, no Amazonas, e posteriormente à cidade de Tabatinga, somando aproximadamente 10 mil quilômetros de fibra.

O trabalho de acoplagem dos cabos é feito manualmente, durante 24 horas por dia. A operação do projeto explica que não há como fazer o transbordo por equipamentos, já que cada 1 mil metros de cabo pesam em média 1.100 quilos.

Os cabos de fibra ótica tem várias coberturas de proteção, pra suportar possíveis impactos. Uma equipe de mergulho vai acompanhar o trabalho para verificação da instalação do cabo.

A chamada infovia só aguarda o processo de licença ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) para o início da instalação dos cabos nos rios. O programa tem o apoio dos ministérios das Comunicações, Ciência e Tecnologia e do Turismo.

Todo o projeto deve ter investimento total de aproximadamente R$ 1 bilhão. As infovias na Região Norte devem entrar em atividade até o ano de 2025. São nove etapas de implantação.

Fonte: Rede Amazônica

DCiber.org