Encontro teve presença de professores e integrantes da área nuclear da Amazul

A retomada do Programa Nacional de Fusão Nuclear e da Rede Nacional de Fusão Nuclear, liderada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), foi o tema do encontro que a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) promoveu, em 16 de fevereiro, com a presença dos professores Gustavo Paganini Canal, do Laboratório de Física de Plasmas do Instituto de Física (IF), e Fuad Kassab Júnior, do Laboratório de Automação e Controle (LAC), da Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo. Canal e Kassab estão desenvolvendo os trabalhos de modernização do reator Tokamak TCABR do IF-USP.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Brasil é o único país do hemisfério sul que possui equipamentos para pesquisas em fusão nuclear e conta com três equipamentos: um Tokamak de pequeno porte, que está sendo modernizado na Universidade Federal do Espírito Santo; o experimento Tokamak Esférico, instalado no Laboratório Associado de Plasmas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; e o Tokamak à Chauffage Alfvèn Brésilien, operado pelo Laboratório de Física de Plasmas do Instituto de Física da USP.

O professor Canal palestrou sobre “a situação atual da fusão nuclear e as estratégias adotadas no Brasil para a absorção das tecnologias associadas”, na qual abordou conceitos, principais desafios tecnológicos e perspectivas de desdobramentos (spin off) dessas tecnologias para aplicações em diversas áreas da indústria nacional. Canal integra a coordenação do Laboratório Nacional de Fusão, que será implantado no sítio do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

Esse é o segundo evento em que integrantes da Diretoria Técnica da Amazul participam sobre o tema da fusão nuclear. O primeiro foi o I Seminário Nacional de Fusão, organizado pela CNEN e realizado em agosto de 2021.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).