Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto assumiu o comando da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) no dia 13 de abril, substituindo o Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, que agora ocupa o cargo de Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia de passagem de comando foi presidida pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Major-Brigadeiro Avellar agradeceu pelo suporte e empenho do efetivo da ECEMAR durante sua gestão e desejou êxito ao novo Comandante, Brigadeiro Helmer, em sua missão à frente da instituição com mais de sete décadas de história.

Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto é natural do Rio de Janeiro e ingressou na Força Aérea Brasileira em 1º de março de 1987. Foi promovido ao atual posto em 31 de março de 2023. Possui vasta experiência, com todos os cursos de carreira previstos para oficiais aviadores, além de outros cursos relevantes e 2.800 horas de voo, bem como condecorações nacionais e internacionais.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).