Em uma iniciativa voltada para a segurança global, comandantes de organizações militares (OM) de Defesa, Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) se reuniram em Rotterdam, Holanda, entre os dias 22 e 26 de maio. O evento foi a 17ª Conferência Internacional de Comandantes de DQBRN (17th CBRN International Commandants and Commanders Conference – CBRN IC), coordenado pelo Departamento de Defesa Holandês. No coração do evento estava a discussão dos desafios contemporâneos envolvendo o emprego da Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fortalecimento de Parcerias e Troca de Conhecimento

O propósito da conferência foi fortalecer a rede de especialistas em DQBRN, incentivar a troca de conhecimentos e experiências, e identificar áreas para estabelecer parcerias. Neste palco global, reuniram-se comandantes de organizações militares de DQBRN de países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e convidados. Dessa forma, a conferência serviu como um importante fórum para a colaboração entre nações em questões de defesa de alto nível.

A Cooperação Civil-Militar em DQBRN

A conferência de 2023 focou no tema “Cooperação Civil-Militar em DQBRN”. Durante os trabalhos, as nações participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas estruturas de Defesa, Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. Assim, foi possível discutir como as Forças Armadas, órgãos governamentais e agências internacionais trabalham juntos nesta área crucial para a segurança mundial.

Brasil na Vanguarda da Defesa na América Latina

Esta é a segunda vez que o Brasil participa da Conferência CBRN IC, destacando-se como o único país da América Latina presente no evento. Sua participação ressalta a importância do país na segurança regional e global, especialmente na área de DQBRN. Assim, o Brasil reafirma seu compromisso com a defesa global e a cooperação internacional.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).