Em uma iniciativa voltada para a segurança global, comandantes de organizações militares (OM) de Defesa, Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) se reuniram em Rotterdam, Holanda, entre os dias 22 e 26 de maio. O evento foi a 17ª Conferência Internacional de Comandantes de DQBRN (17th CBRN International Commandants and Commanders Conference – CBRN IC), coordenado pelo Departamento de Defesa Holandês. No coração do evento estava a discussão dos desafios contemporâneos envolvendo o emprego da Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.
Fortalecimento de Parcerias e Troca de Conhecimento
O propósito da conferência foi fortalecer a rede de especialistas em DQBRN, incentivar a troca de conhecimentos e experiências, e identificar áreas para estabelecer parcerias. Neste palco global, reuniram-se comandantes de organizações militares de DQBRN de países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e convidados. Dessa forma, a conferência serviu como um importante fórum para a colaboração entre nações em questões de defesa de alto nível.
A Cooperação Civil-Militar em DQBRN
A conferência de 2023 focou no tema “Cooperação Civil-Militar em DQBRN”. Durante os trabalhos, as nações participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas estruturas de Defesa, Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. Assim, foi possível discutir como as Forças Armadas, órgãos governamentais e agências internacionais trabalham juntos nesta área crucial para a segurança mundial.
Brasil na Vanguarda da Defesa na América Latina
Esta é a segunda vez que o Brasil participa da Conferência CBRN IC, destacando-se como o único país da América Latina presente no evento. Sua participação ressalta a importância do país na segurança regional e global, especialmente na área de DQBRN. Assim, o Brasil reafirma seu compromisso com a defesa global e a cooperação internacional.