Brasil lidera ataques de phishing no WhatsApp em 2022, segundo relatório da Kaspersky

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blank

blank

O Brasil foi o país mais atacado por phishing no WhatsApp em 2022, com mais de 76 mil tentativas de fraudes, conforme aponta um relatório da empresa de segurança online Kaspersky. O país também é o quarto no mundo que mais sofre phishing via e-mail. A pesquisa mostra um aumento na distribuição de mensagens maliciosas através de aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Telegram e Viber. O Brasil lidera o ranking de ataques no WhatsApp e é o segundo no Telegram, atrás apenas da Rússia.

O sistema antiphishing da Kaspersky detectou e bloqueou cerca de 508 milhões de tentativas de acesso a conteúdo fraudulento em todo o mundo, com 10,57% deles no Brasil. O número global é o dobro de ataques frustrados em 2021. Clientes de serviços de entrega de encomendas foram os mais atacados, seguidos por lojas virtuais, sistemas de pagamento e bancos. A engenharia social, por meio da criação de páginas web idênticas aos sites originais, é a técnica mais utilizada pelos fraudadores.

Fonte: DCiber.org