Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (8) na capital federal, o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, prestigiou a transmissão do cargo de Comandante Militar do Planalto. O General de Divisão Rui Yutaka Matsuda passou a função ao General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

CMP_passagem_comando_08_04_22_ministrops.jpg

Em discurso de despedida, o General Matsuda, que se despede do serviço ativo, destacou a falta que sentirá de sua equipe e das experiências vividas ao longo de 42 anos de serviços prestados ao Exército Brasileiro. “Sentirei a falta da farda, que não trata-se apenas de um indumento, mas da bandeira do nosso País, que estamos vestindo. Sentirei falta do companheirismo e da verdadeira amizade, da confiança que foi conquistada nas missões. Sentirei falta daqueles a quem tive grande prazer de comandar”, disse.

CMP_passagem_comando_08_04_22_generais.jpg

O General Dutra, além de agradecer ao antecessor, expressou, também, a satisfação pela seleção ao cargo. “Externo minha alegria, vibração e reflexão da grande responsabilidade de conduzir essa tropa. Muito orgulho de estar com os senhores. O dia a dia do CMP inclui não apenas eventos, mas missões complexas, que nos exigem preparo. É uma honra debutar aqui, hoje”, enfatizou.

CMP_passagem_comando_08_04_22_aereadestaque.jpg

Estiveram presentes, ainda, o Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos; o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos; o Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos; o Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas (HFA), General de Divisão Ricardo Rodrigues Canhaci e demais autoridades, familiares e convidados.

Por Suellen Siqueira
Fotos: Hamilton Garcia e Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).