Nos dias 25 a 27 de julho de 2023, o Quartel General do Exército em Brasília foi palco de um encontro estratégico entre Brasil e Estados Unidos. O foco? Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Durante esses dias, especialistas e autoridades dos dois países se reuniram para discutir avanços e inovações que podem ser aplicados nas forças armadas de ambas as nações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Quem Estava Presente?

imagem 2023 08 12 010015192

Do lado brasileiro, o evento contou com a presença de representantes de peso, como membros do Ministério da Defesa, Estado-Maior do Exército, Departamento Geral do Pessoal, entre outros. Já a comitiva norte-americana trouxe integrantes do Escritório do Subsecretário Adjunto para Exportação e Cooperação em Defesa e do Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate do Exército, demonstrando a importância e seriedade do encontro.

Objetivos e Resultados

imagem 2023 08 12 010031451

A principal meta dessas reuniões foi compartilhar experiências inovadoras em Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ambos os países reconhecem a importância de estar na vanguarda da tecnologia militar, e essa colaboração mútua promete trazer avanços significativos nesse campo. As cerimônias de abertura e encerramento contaram com a presença do General de Divisão Carlos Alberto Dahmer e do General de Brigada Willian Koji Kamei, reforçando o compromisso de ambas as nações em trabalhar juntas para um futuro mais seguro e inovador.

A parceria entre Brasil e Estados Unidos no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação militar é um passo crucial para garantir que ambos os países estejam preparados para os desafios do futuro. Com a troca de experiências e conhecimentos, as forças armadas de ambas as nações se fortalecem, garantindo a segurança e o bem-estar de seus cidadãos.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).