Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Praças temporários da Marinha do Brasil, para o preenchimento de vagas nas Organizações Militares no âmbito do Comando do 9° Distrito Naval. São vagas para ambos os sexos, para pessoas com mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade até a data da sua incorporação, com formação em nível médio-técnico, para prestação do Serviço Militar Voluntátio (SMV), de até 8 anos.
As inscrições para o certame acontecem de 14 a 29 de janeiro de 2023, no endereço https://www.marinha.mil.br/com9dn, na aba “Serviço Militar Voluntário”. A taxa de inscrição é no valor de R$ 65,00.
A seleção é composta por prova objetiva, prova de títulos, verificação de dados biográficos, verificação documental, inspeção de saúde e teste de aptidão física. Todos os pré-requisitos e demais informações podem ser conferidas no Aviso de Convocação do Processo Seletivo.
As vagas para o Com9º DN são dividas nas seguintes áreas:
1. Industrial
Para prestação do SMV como Cabo (CB):
– Eletrotécnica
– Geodésia e Cartografia
– Motores
Para prestação do SMV como Marinheiro Especializado (MNE):
– Marcenaria
– Metalurgia
2. Saúde
Para prestação do SMV como Cabo (CB):
– Enfermagem
– Patologia Clínica
3. Apoio
Para prestação do SMV como Cabo (CB):
– Administração
4. Administrativa
Para prestação do SMV como Marinheiro Especializado (MNE):
– Arrumador
– Motorista
Os voluntários às vagas destinadas à graduação de Marinheiro Especializado, como motorista de viatura, deverão possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D e E, bem como não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses até a data prevista no Cronograma de Eventos.
Os voluntários às vagas da área administrativa para a função de Arrumador deverão possuir C-FIC do Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer, com cursos que contemplem atividades de auxiliar de garçom, camareiro em meios de hospedagem e copeiro.
Para informações adicionais, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Recrutamento Distrital do Com9°DN, no seguinte telefone: (92) 2123-2278, ou por meio do e-mail: [email protected].
Serviço
Processo Seletivo: Serviço Militar Voluntário para Praças 2023
Período: 14 a 29 de janeiro de 2023
Inscrições: https://www.marinha.mil.br/com9dn
Contato: Serviço de Recrutamento Distrital
Telefone: (92) 2123-2278

CAPA copia 953
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).