No dia 08 de março, o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), com o Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp) e com Comando Conjunto de Defesa Cibernética (ComDCIBER), promoveu o Simpósio: “A Segurança Cibernética e seus Desafios”.
O Simpósio teve como objetivo fomentar a reflexão sobre a mentalidade de Defesa na sociedade brasileira e contou com as apresentações do Prof. Dr. Luiz Fernando Rust da Costa Carmo, falando sobre “Segurança Cibernética e as opções brasileiras”; do Chefe do Centro de Coordenação de Operações Cibernéticas do Comando de Defesa Cibernética (ComDCIBER), Brigadeiro (Int) Luiz Fernando Moraes da Silva, que abordou o tema “A Defesa Cibernética no Brasil”; e do Comandante Naval de Operações Especiais, Contra-Almirante (FN) Cláudio Eduardo Silva Dias, que encerrou o ciclo de palestras discursando sobre a “Defesa Cibernética: uma visão naval”.
Saiba mais assistindo a matéria sobre o evento: https://www.youtube.com/watch?v=vLLguLG7_w0&t=151s
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).