Curitiba (PR) – Na semana de 10 a 14 de outubro de 2022, militares do 5º Batalhão de Suprimento realizaram, nas instalações do aquartelamento, cursos inseridos no Projeto Soldado Cidadão (PSC), empreendimento associado ao Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil, sob a responsabilidade do Ministério da Defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nessa oportunidade, foram ministrados os cursos de Introdução aos Serviços de Garçom, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com carga horária de 15 horas, e de Mecânica Diesel – Básico, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), com carga horária de 20 horas. Ambos os cursos foram realizados em formato “In Company”, envolvendo os aspectos teóricos e práticos de cada assunto. Ao todo, 30 militares do Batalhão foram capacitados pelo Projeto.

A realização desses cursos teve por finalidade promover a capacitação técnico-profissional básica de militares temporários do 5º B Sup, favorecendo seu ingresso no mercado de trabalho ao término do Serviço Militar. Não obstante, a capacitação desses militares será aproveitada em setores específicos do Batalhão, como no Setor de Aprovisionamento e no Setor de Transporte, uma vez que candidatos com experiências funcionais prévias são valorizados no acesso ao mercado de trabalho.

A capacitação profissional promovida nessa oportunidade é dotada de indescritível relevância, pois, além de propiciar o aprimoramento técnico profissional individual, favorece o aperfeiçoamento da força de trabalho do Batalhão, o que reflete na qualidade dos serviços logísticos no âmbito da 5º Região Militar.

Fonte: 5º Batalhão de Suprimento

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).