A vastidão da Amazônia é conhecida por todos, mas poucos têm a perspectiva única dos aviadores da Marinha do Brasil que sobrevoam essa imensidão verde. A região amazônica, com suas particularidades, apresenta desafios significativos para os militares das Forças Armadas. No entanto, a necessidade de cobrir grandes distâncias torna o uso de aeronaves indispensável para a eficácia das operações. Enquanto muitos aviadores estão acostumados a sobrevoar os vastos oceanos, aqueles que operam na Amazônia Ocidental precisam se adaptar às nuances do voo amazônico.

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Desvendando os Mistérios da Aviação na Floresta

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Aeronave UH-12 “Esquilo” do HU-91 em apoio à patrulha naval da MB no rio Negro

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (HU-91), subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval, tem sua base em Manaus. Seu Comandante, Capitão de Fragata, Aviador Naval, Fábio Ricardo Fonseca dos Santos, com 28 anos de serviço na Marinha do Brasil, destaca as diferenças entre sobrevoar o mar e a floresta. Enquanto o mar oferece poucos pontos de referência, a floresta amazônica oferece rios como guias e potenciais locais de pouso em caso de emergência. No entanto, a meteorologia na Amazônia é imprevisível, com mudanças rápidas nas condições climáticas, tornando cada voo uma experiência única.

Operações Aéreas: Entre Rios e Selvas

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Aeronave UH-12 “Esquilo” durante uma operação na Amazônia

Voar sobre a Amazônia não é apenas sobre enfrentar desafios meteorológicos. A logística, como locais de pouso e abastecimento, também é crucial. A vastidão da região, combinada com uma baixa densidade populacional, torna o alcance de todos os cantos da Amazônia uma tarefa hercúlea. Além disso, a fauna diversificada da região exige atenção constante para evitar colisões que podem ser prejudiciais tanto para a aeronave quanto para seus ocupantes. No entanto, as aeronaves da Marinha desempenham uma variedade de funções vitais na região, desde resgates até apoio em operações navais.

Segurança Acima de Tudo

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Comandante Fonseca e mecânicos de voo do HU-91

Para o Comandante Fonseca, a segurança é primordial. Um voo seguro começa muito antes da decolagem, com planejamento meticuloso e uma compreensão profunda das condições locais. A equipe, incluindo os mecânicos de voo, deve estar em sintonia e preparada para qualquer eventualidade. O Segundo-Sargento Ailson Nóbrega de Oliveira, fiel de aeronave do Esquadrão HU-91, reitera a importância da preparação e destaca a gratificação de servir na região.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).