Integrantes do Grupo Escoteiros do Mar “Antenor Martins”

A Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN) apoiou, no período de 9 a 12 de outubro, o Grande Jogo Naval, promovido por integrantes do Grupo de Escoteiros do Mar (GEM) “Antenor Martins”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou com a presença de 113 participantes, com idades entre 7 e 21 anos, sendo 67 escoteiros, desde os Lobinhos aos Sênior, e 46 crianças e adolescentes da Casa de Recuperação Infantil Padre Antônio Muller (CRIPAM), de Corumbá (MS).

Durante o jogo, os participantes tiveram oficinas de Nós e Voltas e de Toques de Sino e Apito e receberam instruções sobre operação de motor de popa e Tradições Navais. Nos dias 10 e 11, as crianças e adolescentes participaram do cerimonial à Bandeira no Comando do 6º Distrito Naval e conheceram as instalações das organizações militares do Complexo Naval de Ladário.

O GEM “Antenor Martins” deu início a suas atividades em 11 de novembro de 2017 e foi o primeiro grupo da modalidade do Mar na região Centro-Oeste, filiado à União dos Escoteiros do Brasil. O Grande Jogo Naval é um evento no âmbito nacional dos escoteiros e seu propósito é desenvolver junto aos jovens a mentalidade marítima e fluvial.

 

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).