Taubaté (SP) – No dia 27 de setembro, as aeronaves da Aviação do Exército iniciaram o deslocamento para atuar na Garantia da Votação e Apuração das Eleições 2022. Serão onze aeronaves dos modelos Pantera, Fennec AvEx, Jaguar e Cougar, partindo dos 1º e 2º Batalhões de Aviação do Exército (BAvEx), em Taubaté; quatro aeronaves saindo do 3º BAvEx, em Campo Grande (MS), outros quatro helicópteros do 4º BAvEx, em Manaus (AM), e duas aeronaves do Destacamento da Aviação do Exército em Belém (PA). As aeronaves estarão baseadas em Belém, Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Recife (PE) e Fortaleza (CE), auxiliando as diversas cidades próximas a essas regiões. Outras cinco aeronaves reservas estarão de prontidão para a missão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A partir do dia 29 de setembro, toda a frota e tripulação estará pronta e em condições de cumprir as missões relacionadas à logística das votações, entre elas, empregar o Sistema Olho da Águia e o transporte de urnas.

Garantia da Votação e Apuração

A Portaria GM-MD Nº 4.812, de 12 de setembro de 2022, publicada no Boletim do Exército no dia 16 de setembro, aprovou a Diretriz Ministerial para orientar o emprego das Forças Armadas na garantia da votação e apuração do pleito eleitoral de 2022, nos municípios e localidades solicitados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: Comando de Aviação do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).