No dia 10 de abril, data que marca o falecimento em combate do Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, herói da Guerra da Tríplice Aliança, o Exército Brasileiro celebra o Dia da Arma de Engenharia, elemento de apoio ao combate essencial da Força Terrestre e protagonista de inúmeras ações de desenvolvimento e integração do País.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em cerimônia ocorrida em 6 de abril, na Avenida do Exército, comemorou-se o dia da Arma de Engenharia na guarnição de Brasília/DF.

A solenidade marcou os 114 anos de criação da Arma de Engenharia e 50 anos da transferência do então Departamento de Engenharia e Comunicações, antecessor do Departamento de Engenharia e Construções (DEC), para o complexo do atual Quartel-General do Exército em Brasília.

A cerimônia contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio Cesar de Arruda; do Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; do Secretário de Economia e Finanças, General de Exército Sérgio da Costa Negraes; dos convidados de honra da Engenharia, General de Exército Arby Ilgo Rech e General de Exército Renato Joaquim Ferrarezi; do General de Exército Marius Carvalho Teixeira Neto, do General de Exército Ítalo Fortes Avena, do General de Exército Joaquim Maia Brandão Junior, do General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira e do General de Exército Claudio Coscia Moura, antigos Chefes do DEC e Oficiais do Alto Comando do Exército.

Ao final da Solenidade, o Comandante do Exército realizou a abertura da exposição de Material de Engenharia, no corredor interno do Forte Caxias.

Fonte: Departamento de Engenharia e Construção

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).