Durante o Exercício Cooperación IX, organizado pela Embaixada do Brasil no Peru com o apoio do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), autoridades do Ministério da Defesa do Peru foram apresentadas às capacidades e potencialidades da aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB). Esta aeronave é operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento ocorreu em 16 de maio e incluiu uma breve apresentação técnica da aeronave, conduzida pelo Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira. Participaram do encontro militares da Marinha, Exército e Força Aérea do Peru, além da Polícia Nacional do Peru e algumas autoridades estrangeiras sediadas em Lima ou participantes do Exercício.

Voo demonstrativo e a cooperação bilateral

2

Após a apresentação, os participantes embarcaram para um voo local a bordo do KC-390, fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A (Embraer). O Embaixador do Brasil em Lima, Sérgio França Danese, afirmou que o evento foi uma demonstração de transparência e de desejo por maior cooperação bilateral em questões de defesa e segurança.

Cooperación IX: Integração das operações aéreas e comando multinacional

3

O exercício multinacional Cooperación IX faz parte da série de eventos do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA) e visa treinar a integração das operações aéreas e o comando e controle multinacionais em situações de desastres naturais. As Forças Aéreas de Brasil e do Peru, junto com as Forças Aéreas de mais dez nações, estarão em Lima até o dia 20 de maio para esse propósito.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).