Descerramento da placa comemorativa dos 10 anos da AMAZUL. Da esquerda para a direita: Almirante de Esquadra Eduardo Machado Vasquez, General do Exército Guido Amin Naves, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, Almirante de Esquadra Flávio Augusto Viana Rocha e Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes.

Autoridades civis e militares, lideranças do setor nuclear e representantes do meio acadêmico participaram da cerimônia de comemoração dos 10 anos da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. – AMAZUL nesta quarta-feira, 16 de agosto. Durante a solenidade, realizada na sede da empresa em São Paulo, foi lançado o livro “AMAZUL 10 Anos” e descerrada placa comemorativa do aniversário.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia contou com a presença do Almirante de Esquadra Bento de Albuquerque, ex-ministro de Estado das Minas e Energia e ex-presidente do Conselho de Administração da AMAZUL, do Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, Chefe do Estado-Maior da Armada, representando o Comandante da Marinha, e do Vice-Almirante Ney Zanella dos Santos, que presidiu a empresa de 2013 a 2019.

Os convidados foram recebidos pelo Diretor-Presidente, Vice-Almirante Newton Costa; pelo Diretor Técnico, Vice-Almirante Carlos Alberto Matias; pelo Diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas, Vice-Almirante Valter Citavicius Filho; e pelo Diretor de Administração e Finanças, Vice-Almirante Sergio Ricardo Machado.

Ao ler a Ordem do Dia, o Diretor-Presidente da AMAZUL destacou as tecnologias desenvolvidas pela empresa dentro do Programa Nuclear da Marinha, Programa de Desenvolvimento de Submarinos e Programa Nuclear Brasileiro para garantir a soberania brasileira no mar, melhorar a saúde e a qualidade de vida da população e proporcionar mais benefícios para a sociedade.

“Nossos projetos e empreendimentos têm como objetivo final a construção do submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear; a manutenção e o aprimoramento das diversas etapas do ciclo para produção do combustível nuclear; a gestão de conhecimento; a geração de energia elétrica; a produção de radiofármacos; o desenvolvimento de dispositivo de assistência ventricular e a conservação e proteção de alimentos utilizando a irradiação, dentre outros”, elencou.

O Diretor-Presidente da AMAZUL encerrou seu discurso com um agradecimento especial aos 1.800 empregados, salientando que eles contribuem para que a empresa atinja seus objetivos. “Trata-se do nosso maior patrimônio. A todos eles, o nosso muito obrigado pelo comprometimento, o trabalho abnegado e o carinho com a nossa empresa.”

O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, também agradeceu às pessoas da AMAZUL por sua dedicação e profissionalismo. “Com o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a garantia do domínio autóctone do ciclo do combustível nuclear e do programa de gerenciamento de competências de seu corpo técnico, a AMAZUL se posiciona em um patamar importante para contribuir com setores de Estado nas áreas de saúde, agricultura e energia. Formulo votos de continuado sucesso e vida longa à AMAZUL”, disse.

No evento, também foi lançado o livro comemorativo, que conta a trajetória da empresa e traz, entre outros, o depoimento do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, do ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra da reserva Moura Neto, do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha e Presidente do Conselho de Administração da AMAZUL, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, e dos ex-presidentes da empresa Vice-Almirante Ney Zanella dos Santos e Vice-Almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro. Cada convidado foi presenteado com um exemplar do livro.

A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa alusiva aos 10 anos, pelo Diretor-Presidente da AMAZUL e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada.

Convidados

Na solenidade, estavam presentes: o Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade, Almirante de Esquadra Flávio Augusto Viana Rocha; o Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e Conselheiro de Administração da AMAZUL, Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes; o Secretário-Geral da Marinha e conselheiro de Administração da AMAZUL, Almirante de Esquadra Eduardo Machado Vasquez; e o General do Exército Guido Amin Naves, Comandante Militar do Sudeste.

Também estavam presentes: o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, Vice-Almirante Guilherme Dionizio Alves; o Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha, Vice-Almirante André Moraes Ferreira; o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira; e os conselheiros da Administração da AMAZUL Paulino da Silva Marinho, representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Marcel Zara de Souza Lima, representante dos empregados. O evento também contou com a presença de instituições parceiras da AMAZUL no setor nuclear e no meio acadêmico.