A LAAD Exhibition 2024, maior feira de segurança e defesa da América Latina, foi o palco para a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) apresentar suas mais recentes inovações. Entre os destaques, a metodologia de Gestão do Conhecimento e o projeto de irradiação de alimentos roubaram a cena, demonstrando o compromisso da empresa com o avanço tecnológico e a aplicação prática de suas pesquisas no âmbito da segurança nacional e desenvolvimento sustentável.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Metodologia Premiada em Gestão do Conhecimento

Na manhã de quarta-feira, Tomé Machado, gerente da AMAZUL, apresentou uma metodologia de Gestão do Conhecimento que não só foi premiada, mas já está sendo implementada em instalações nucleares da Marinha do Brasil. Esse sistema é projetado para reter, disseminar e proteger informações cruciais, uma ferramenta valiosa tanto para o setor público quanto para o privado. Essa iniciativa coloca a AMAZUL e, por extensão, o Brasil, na vanguarda da gestão de informações estratégicas, vital para a segurança e o desenvolvimento tecnológico nacional.

Avanços na Irradiação de Alimentos

O diálogo sobre irradiação de alimentos ocorreu à tarde, liderado por Sergio Ricardo Machado, Diretor de Administração e Finanças da AMAZUL, e contou com a presença de Milton José Deiró de Mello Neto, do SENAI CIMATEC. Ricardo Soares Santana, coordenador de prospecção da AMAZUL, apresentou um ambicioso projeto para o desenvolvimento de centros de irradiação de alimentos no Brasil. Este avanço promete transformar a indústria alimentícia nacional, oferecendo métodos mais eficazes de conservação e garantia da segurança alimentar.

Recepção Entusiasmada e Visões de Futuro

O estande da AMAZUL foi um dos mais visitados da feira, atraindo personalidades influentes como Perpétua Almeida, diretora da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial, e o professor Aldo Malavasi, membro do Comitê Científico e Tecnológico da empresa. Essa recepção entusiasmada reflete o reconhecimento do trabalho da AMAZUL e seu papel crucial no desenvolvimento de tecnologias de defesa e sustentabilidade no Brasil.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).