Foto: Amazul

Na vanguarda da tecnologia e inovação, a AMAZUL (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.) se prepara para apresentar suas últimas realizações e projetos no campo da tecnologia nuclear e desenvolvimento de submarinos durante a LAAD Security & Defence 2024. O evento, que é um ponto de encontro crucial para os profissionais da área de segurança e defesa na América Latina, ocorrerá de 2 a 4 de abril, no Transamerica Expo Center, São Paulo, reunindo importantes players do setor.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Compromisso com a Inovação e a Defesa Nacional

A participação da AMAZUL na feira não é apenas uma demonstração de força no setor tecnológico, mas também um testemunho de seu compromisso com a segurança nacional e a soberania brasileira no mar. A empresa joga um papel vital nos esforços do Brasil em manter uma presença robusta nas áreas nuclear e de defesa, através de projetos estratégicos como o Programa Nuclear da Marinha (PNM) e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

Avanços Significativos no PNM e PROSUB

Dentre os destaques, a AMAZUL discutirá seus avanços no PNM, especialmente na construção e operação de uma planta nuclear de geração de energia elétrica totalmente nacional, e no desenvolvimento do combustível nuclear. O Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE) e a Unidade de Produção Piloto de Hexafluoreto de Urânio (USEXA) são apenas dois exemplos das infraestruturas chave que a AMAZUL está gerenciando, pavimentando o caminho para uma autonomia significativa do Brasil na tecnologia nuclear.

No âmbito do PROSUB, a contribuição da AMAZUL para o desenvolvimento da Planta Nuclear Embarcada (PNE) e a busca por parcerias para aumentar o grau de nacionalização dos submarinos revelam o papel estratégico da empresa em fortalecer a base industrial de defesa do país e assegurar a sua posição como uma potência marítima.

Pioneirismo em Gestão do Conhecimento

Além dos avanços técnicos, a AMAZUL também destacará sua metodologia premiada de gestão do conhecimento, que tem aplicação não só nas instalações nucleares vinculadas à Marinha, mas também em outros empreendimentos que visam a proteção e a disseminação do conhecimento crítico. Essa metodologia posiciona a AMAZUL como um consultor de destaque na área, capaz de apoiar a Base Industrial de Defesa (BID) na gestão eficaz do conhecimento.

Impacto Social e Energético

A atuação da AMAZUL estende-se para além do militar, abrangendo o Programa Nuclear Brasileiro (PNB) em iniciativas que visam melhorar a saúde, a qualidade de vida da população e proporcionar benefícios como a geração de energia elétrica, transição energética e produção de radiofármacos. Esta abordagem holística sublinha a missão da empresa de levar a tecnologia nacional em benefício da sociedade.

Com uma década de contribuições significativas e um time de aproximadamente 1800 empregados, a AMAZUL reafirma, na LAAD 2024, seu papel indispensável no avanço tecnológico nacional, fortalecendo a segurança, a saúde e o bem-estar da sociedade brasileira.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).