Rio de Janeiro (RJ) – No período de 26 a 30 de setembro foi realizado no Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro (AGR), organização militar diretamente subordinada à Diretoria de Fabricação (DF), o Workshop de Operação do SOTAS M3 ministrado pela empresa Thales.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O tema da referida capacitação foi a configuração e operabilidade do Sistema Sotas M3 da Empresa, equipamento de comunicação integrado à Viatura Blindada Guarani, Cascavel M113 e Urutu, que após a instalação desses novos equipamentos eletrônicos terão considerável aumento em sua capacidade operacional ao permitir intercomunicação entre rádios e configurações de diferentes fabricantes utilizando apenas o sistema SOTAS e os eletrônicos já utilizados nas viaturas.

O workshop em questão, contou com parte teórica ministrada por profissionais da própria fábrica dos equipamentos em questão, e parte prática onde os participantes puderam colocar em prática os conhecimentos auferidos. A capacitação foi ofertado a Integrantes da Seção de Manutenção de Comunicações e Eletrônica da Divisão Industrial do AGR, e também a militares da Diretoria de Fabricação, Batalhão Escola de Comunicações e Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica, que dessa forma serão polos difusores dos novos conhecimentos aprendidos em suas respectivas Guarnições e Regiões Militares.

Fonte: Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).