O tradicional corte do bolo representativo

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) realizou, em 13 de janeiro, a cerimônia alusiva ao 167º aniversário de sua criação como representante da Autoridade Marítima do estado do Espírito Santo. Atualmente, a CPES abrange todos os 78 municípios capixabas, as águas interiores do estado, além de 411 km² de extensão de faixa litorânea; do município de Presidente Kennedy, no extremo sul do Estado, até o município de Itaúnas, no extremo norte.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Capitão dos Portos recebe o CA Pimentell

Estabelecida por meio do Decreto nº 1.716, de 12 de janeiro de 1856, a OM vem atuando em ações de inspeção naval, no controle do tráfego aquaviário, na realização de cursos do Ensino Profissional Marítimo, contribuindo para a formação de aquaviários e portuários, na participação de operações de busca e salvamento, além de apoiar ações interagências no combate a diversas irregularidades.

Na cerimônia, foi lida a Ordem do Dia e, após o almoço com a tripulação e convidados, ocorreu o tradicional corte do bolo de aniversário, realizado pelo Comandante da CPES; pelo Oficial General da MB mais antigo residente na área de jurisdição do CPES, o Contra-Almirante (RM1) Carlos Alberto Pimentel Mello; pelo ex-Capitão dos Portos mais antigo presente na solenidade, CMG (RM1) Gilson Antonio Victorino da Silva e pelo atual Suboficial-mor.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).