Elon Musk Comenta sobre Ataque Hacker ao Perfil de Janja

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blank

blank

Em uma recente publicação nas redes sociais, Elon Musk ironizou as declarações de Janja, esposa do presidente Lula, sobre um ataque hacker ao seu perfil. Segundo o Estadão, Musk questionou a responsabilidade da rede social no caso, destacando a incerteza sobre como o fato de alguém adivinhar a senha do e-mail de Janja seria de responsabilidade da plataforma. A ironia de Musk surge em meio a discussões sobre segurança cibernética e a regulamentação das redes sociais.

Declarações de Janja e a Postura do Presidente Lula

Janja, durante uma participação em um programa semanal do governo federal, ao lado do presidente Lula, mencionou que Elon Musk “ficou muito mais milionário” com o ataque. As declarações geraram repercussão, incluindo a postura do presidente Lula, que defendeu a necessidade de regulação das redes sociais no Brasil, um tópico que tem ganhado atenção crescente no debate público.

O Incidente do Hackeamento e as Investigações em Andamento

O perfil de Janja foi hackeado no dia 11 de dezembro, e a Polícia Federal rapidamente identificou o incidente, recuperando a conta. Durante o controle dos hackers, postagens misóginas e ofensivas foram feitas, atingindo figuras públicas como Janja, o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Dois suspeitos, um adolescente de 17 anos de Sobradinho (DF) e João Vitor Ferreira, de 25 anos, de Ribeirão das Neves (MG), foram alvo de mandados de busca e apreensão pela PF. Ferreira, conhecido como “Maníaco”, tinha histórico de produzir conteúdo misógino e racista na internet. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e determinar as medidas legais cabíveis.

Fonte: DCiber.org

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).