Thiago Hiroshi Hara Ida, um jovem prodígio de apenas 14 anos e estudante do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), no Rio de Janeiro, representou o Brasil e conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática, a “4th Copernicus Olympiad Global Round 2022”, que ocorreu entre os dias 9 e 13 de julho, em Nova Iorque (EUA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Paixão pelos Números

20.20.42

Desde pequeno, Thiago gostava de desafios e procurava realizar todas as tarefas que eram propostas. Sua matéria preferida era sempre a que envolvia números. No 5º ano, se interessou pelo cubo mágico de diversos tamanhos e formatos. No mesmo período, participou da Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL) e conquistou a medalha de ouro. Ao ingressar no CBNB, teve apoio para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), conquistando as Medalhas de Prata nos anos de 2021 e 2022.

A Preparação e o Sucesso

Em sua preparação para a competição, Thiago tentou se manter calmo e pôr em prática tudo que aprendeu. “Não tive muito tempo para estudar para a Olimpíada, mas estava tranquilo, pois eu havia estudado no Curso Pré-militar, do CBNB, o que me preparou o suficiente para conquistar uma medalha”, conta. Em função de seu desempenho no curso PIC, foi selecionado para representar a delegação do Rio de Janeiro no 8º Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) a ser realizado na cidade de Natal (RN) ainda em julho.

O Reconhecimento e o Futuro

11.27.30 1

Orgulhoso pelo feito de um de seus alunos, o Colégio Brigadeiro Newton Braga, representado pelo Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral, ressalta que tal feito foi fruto de muito estudo e dedicação. Thiago é um aluno destacado tanto no curso Pré-Militar quanto no Ensino Regular. O Coordenador do curso Pré-Militar e professor de Geometria, José Cristiano Moura Ferreira, elogiou sua participação ativa nas aulas, nas quais se destacava nos simulados e provas, mostrando facilidade em questões de nível avançado.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).