O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial como aliado dos Estados Unidos e outras potências democráticas contra as forças do Eixo, lideradas por Alemanha, Itália e Japão. O país enviou cerca de 25.000 soldados para a Europa, principalmente para a Itália, onde lutaram ao lado dos americanos e dos britânicos. O Brasil também forneceu recursos materiais, como café e alumínio, para os Aliados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

band4 scaled

Em local de destaque no Memorial, está exposta a participação do Brasil na 2ª. Guerra Mundial.  Além de imagens alusivas, estão expostos três objetos que pertenceram ao Coronel de Artilharia Salli Szajnferber (1923-2010), integrante da FEB: Distintivo  Cobra Fumando, Medalha de Campanha – Plaqueta de Identificação Militar (Dog Tag).

IMG 20210806 WA0111

IMG 20210806 WA0113

IMG 20210806 WA0115Artilheiro da FEB – Força Expedicionaria Brasileira na Itália

cel salli 2009 743017 medium

Salli era carioca, filho de imigrantes poloneses. Estudou no Instituto La-Fayette, Colégio Militar e Escola Militar do Realengo, Turma de 1944. Foi Comandante da Linha de Fogo – CLF na Tomada do Monte Castello, e ferido em combate na Batalha de Montese. Participou da rendição da 148ª. Divisão alemã da Whermacht em 28 de abril de 1945.

Após a guerra Salli integrou a equipe brasileira de Pentatlo Militar na Argentina e Suécia, comandou o 6º. Grupo de Artilharia de Dorso em Castro – PR, foi membro da missão Militar Brasileira no Paraguay, conselheiro do CND por 10 anos, e serviu no EMFA – Estado Maior das Forças Armadas.

Pela sua bravura em combate, foi agraciado pelo Presidente da República Getulio Vargas com a Cruz de Combate de 1a. Classe. Sepultado no Cemiterio Comunal Israelita do Caju, com honras funebres prestadas pelo  11°. GAC – Grupo Montese. A Canção da Artilharia foi executada pela Banda de Música do Batalhão do Imperador – 1º. BG. O esquife, coberto pela Bandeira do Brasil, foi conduzido por antigos companheiros da Ordem dos Veteranos Artilheiros – OVART.