Conhecido como o Pai da Aviação, Alberto Santos-Dumont é uma figura inesquecível na história da aviação mundial. Este pioneiro da era do voo, que ousou sonhar e tornou o impossível possível, tem sua história e legado eternizados em uma página especial. Esta plataforma digital, denominada hotsite, foi criada para reunir todas as informações relevantes sobre a vida, obra e valores de Santos-Dumont, desde fotografias e vídeos até livros e publicações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Maravilhoso Mundo dos Dirigíveis

O sonho de voar de Santos-Dumont começou com os dirigíveis. Em 19 de outubro de 1901, o brasileiro realizou um feito marcante para a história da aviação: pilotou o dirigível de número 6 em um percurso que desafiava as capacidades da época. Ele ganhou o prêmio Deutsch de La Meurthe ao contornar a Torre Eiffel, partindo de Saint-Cloud e retornando ao ponto de partida em menos de 30 minutos. Esse feito não apenas estabeleceu um marco para a história da navegação aérea, mas também evidenciou a determinação e audácia de Santos-Dumont.

O Nascimento do 14 Bis

A jornada de Santos-Dumont na aviação não parou nos dirigíveis. Em 1906, ele projetou o primeiro modelo de aeroplano, um invento que iria mudar o mundo para sempre. Após um período de observação e testes, Santos-Dumont batizou seu novo invento de 14 Bis, em referência ao seu dirigível de número 14. Em 23 de outubro de 1906, o 14 Bis decolou do Campo de Bagatelle, marcando um novo capítulo na história da aviação.

Comemorando o Sesquicentenário de Santos-Dumont

Para comemorar o sesquicentenário deste herói nacional, o Comando da Aeronáutica (COMAER) está planejando uma série de eventos e atualizações no hotsite. Este portal dedicado a Santos-Dumont irá manter um caráter dinâmico, atualizando-se conforme novidades e eventos sejam definidos pelo COMAER. Para aprender mais sobre a vida, obra e legado de Alberto Santos-Dumont, acesse aqui o portal especial.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).