O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), em parceria com a Inspetoria-Geral das Polícias Militares (IGPM), realizou o Estágio de Preparação Específica de Militares do Segmento Feminino para Operações de Paz (EPESFOP) de 20 de novembro a 1º de dezembro de 2023. Esta iniciativa, alinhada às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, visa aumentar a participação feminina em missões de paz, em conformidade com a Agenda “Mulheres, Paz e Segurança” e a “Uniformed Gender Parity Strategy”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Formação de Mulheres do Exército e Polícia Militar

Snapinsta.app 409179953 369627509163338 2612657487336082639 n 1080

O estágio capacitou 17 estagiárias do Exército Brasileiro e 7 Policiais Militares dos Estados do Rio Grande do Sul e Tocantins. Essa formação é um passo significativo para integrar mais mulheres em papéis essenciais nas operações de paz, garantindo que tenham as habilidades necessárias para enfrentar desafios complexos em ambientes operacionais.

Desenvolvimento de Competências Específicas

O EPESFOP concentrou-se em complementar o conhecimento das estagiárias com habilidades específicas necessárias para operações de paz, incluindo controle emocional, resistência à fadiga em situações adversas, e outras competências essenciais para desempenhar eficientemente suas funções em missões internacionais.

Reforço ao Compromisso do Brasil com a Igualdade de Gênero

Snapinsta.app 406870297 369627559163333 8465528722548807406 n 1080

Este estágio representa o compromisso do Brasil com a promoção da igualdade de gênero nas forças de paz. Ao capacitar mulheres para participarem ativamente nessas missões, o país contribui para uma representação mais equilibrada de gênero e fortalece a presença feminina em contextos globais de segurança e paz.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).