Aeronaves das Forças Aéreas da Argentina, Brasil e Chile participaram, nesse sábado (15/10), de uma exposição estática no âmbito do Exercício Multinacional Salitre 2022, um dos maiores treinamentos de combate aéreo da América do Sul. O evento, que contou com a presença de cerca de 1.500 pessoas, ocorreu na Base Aérea Cerro Moreno, em Antofagasta, no norte do Chile.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram da exposição, as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB): F-5M e KC-390 Millennium; da Força Aérea do Chile (FACh): F-16, A-36 Toqui, os helicópteros MH-60M Black Hawk e Bell 412; além de dois aviões da Força Aérea da Argentina (FAA), IA-63 Pampa III e A-4R Fightinghawk.

i22101521312704076A atividade contou com a presença de autoridades locais, representantes das Forças Armadas, Forças Policiais e de Segurança, Bombeiros, aeroclubes, estabelecimentos de ensino, dentre outros.

“É muito importante para nós esse evento para que possamos fomentar ainda mais os laços de amizade entre as nossas Forças”, ressaltou o Co-diretor do Exercício Salitre e Diretor de Operações da Força Aérea do Chile, General de Brigada Aérea Máximo Venegas.

i22101521315707607O Chefe da Comitiva Argentina no Exercício Salitre e Chefe da Sexta Brigada Aérea da Argentina, Comodoro Aníbal Leiva, também comentou sobre o evento. “O Open Day é importante para que as pessoas tenham acesso às distintas aeronaves dos três países e possam conhecer mais sobre a indústria aeronáutica e a atividade aeronáutica militar”, destacou.

Um dos militares da FAB presentes na atividade foi o Capitão Aviador Guilherme, piloto do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA). “O evento foi uma excelente oportunidade para divulgarmos as aeronaves da FAB, interagir com o público e conhecer um pouco mais as Forças Aéreas da Argentina e do Chile”, frisou.

i22101521315305090

Uma das visitantes foi Maria Paz Obando, funcionária da Força Aérea de Chile, que esteve no evento com o esposo e os três filhos. “Moramos em Antofagasta, mas nunca tivemos a chance de ver os aviões de perto, sobretudo as aeronaves de outros países. As crianças desfrutaram bastante”, disse.

SALITRE IV

i22101521313609179O Exercício Salitre 2022 busca a troca de experiências e conhecimentos entre seus participantes, além de fortalecer os laços de amizade e cooperação mútua entre os recursos humanos e materiais das Forças Aéreas da Argentina, Brasil e Chile, uma delegação da Força Espacial dos Estados Unidos, Forças Especiais da Força Aérea desse mesmo país, além de observadores do Canadá, Peru, México e Uruguai.

O objetivo do Exercício Salitre é expandir a cooperação e as relações entre as Forças Aéreas envolvidas, aumentando sua interoperabilidade por meio de um planejamento comum em formato OTAN. O evento é, ainda, uma oportunidade para treinamento de tripulações, sistemas de comando e controle, bem como sistemas de logística e pessoal na área de Defesa.

i22101521321603679Esta é a quarta vez que a FAB atua no Exercício, cuja última versão foi realizada há oito anos, em 2014. Nesta edição, a delegação brasileira é formada por 75 militares e conta com a participação de sete aeronaves da FAB, pertencentes ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°GAVCA) – Esquadrões Jambock e Pif-Paf; ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa; ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus; e ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo.

Fotos: Suboficial Joelson NERY / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).