A Academia da Força Aérea (AFA) realizou uma ação de saúde bucal em Pirassununga (SP) entre os dias 25 e 28 de abril, beneficiando mais de 1.000 crianças, de 0 a 13 anos, de cinco escolas locais. A iniciativa contou com palestras e orientações sobre higiene bucal adequada e prevenção de cáries e inflamações na gengiva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Tenente Dentista Ana Luísa Botta Martins de Oliveira, Odontopediatra do Grupo de Saúde de Pirassununga (GSAU-YS), destacou a importância da prevenção e educação na promoção da saúde. Segundo ela, o ensino atua como agente de transformação social, permitindo que conceitos sejam aprendidos e hábitos saudáveis sejam incorporados ao cotidiano das crianças.

Adriana Esmerol

Para engajar o público diversificado, a Tenente Dentista Botta utilizou atividades lúdicas, como fantoches, macromodelos, músicas e interação, promovendo a participação ativa das crianças mais novas. Para os pré-adolescentes, foram exibidos vídeos e palestras com linguagem mais ampla, focando na importância da saúde bucal.

Lorena Borelli Dias, aluna da Escola Estadual Nossa Senhora do Loreto, considerou a ação esclarecedora, destacando a importância de aprender sobre higiene bucal e sua relação com a saúde geral.

A Tenente Dentista Botta ressaltou que a aquisição de hábitos saudáveis ocorre na infância e se perpetua por toda a vida. Ela enfatizou o papel dos pais na orientação dos filhos quanto ao uso correto do fio dental, escovação e hábitos alimentares, além da importância do acompanhamento periódico pelo dentista. Essa conscientização, segundo a Tenente Dentista, resulta em saúde plena.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).