Descontaminação técnica

O Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (BtlDefNBQR) realizou, no período de 2 a 6 de maio, adestramento nas instalações da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), na região de Resende (RJ). O Adestramento foi realizado com a presença de 52 militares do BtlDefNBQR, 13 militares do BtlDefNBQR de ARAMAR e a presença de 6 militares observadores do CDefNBQR.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, foram realizados exercícios visando fortalecer as capacidades de Comando e Controle, abrangendo a troca de mensagens e predição do risco NBQR e Reconhecimento NBQR, que inclui procedimentos para detecção e identificação de agentes, sinalização de área contaminada, coleta de amostras para posterior análise e adoção de medidas operacionais de proteção preventiva.

Ao final, foi conduzido um exercício conjunto com a Brigada de Incêndio da INB, tendo como objetivo a retirada de feridos do interior da planta industrial daquela empresa e a descontaminação dos militares e colaboradores envolvidos na simulação. Esta foi a primeira participação do BtlDefNBQR em exercícios de resposta a emergências no interior da planta da INB.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).