blank
Descontaminação técnica

Google News

O Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (BtlDefNBQR) realizou, no período de 2 a 6 de maio, adestramento nas instalações da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), na região de Resende (RJ). O Adestramento foi realizado com a presença de 52 militares do BtlDefNBQR, 13 militares do BtlDefNBQR de ARAMAR e a presença de 6 militares observadores do CDefNBQR.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Na ocasião, foram realizados exercícios visando fortalecer as capacidades de Comando e Controle, abrangendo a troca de mensagens e predição do risco NBQR e Reconhecimento NBQR, que inclui procedimentos para detecção e identificação de agentes, sinalização de área contaminada, coleta de amostras para posterior análise e adoção de medidas operacionais de proteção preventiva.

Ao final, foi conduzido um exercício conjunto com a Brigada de Incêndio da INB, tendo como objetivo a retirada de feridos do interior da planta industrial daquela empresa e a descontaminação dos militares e colaboradores envolvidos na simulação. Esta foi a primeira participação do BtlDefNBQR em exercícios de resposta a emergências no interior da planta da INB.