Diretor de Ensino da MB e Reitor da USP comemoram Acordo

Nesta última quinta-feira (30), foi assinado na Reitoria da Universidade de São Paulo (USP) o termo de renovação, por mais cinco anos, do Acordo de Cooperação Técnica entre a Marinha do Brasil (MB), representada pelo Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Júnior, e a USP, representada pelo Magnífico Reitor, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr.

A parceria da Universidade com a Marinha completou recentemente 66 anos e resultou na criação do primeiro curso de Engenharia Naval do País, oferecido pela Escola Politécnica da USP. As atividades são conduzidas pelo Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo (CCEMSP).

Em pouco mais de seis décadas, foram quase 500 Oficiais Engenheiros formados. Em 2026, a Marinha também será representada, por ocasião da primeira turma de formandos em Engenharia Nuclear. A renovação do Acordo de Cooperação Técnica representa a confiança e a credibilidade desta parceria, que garante a excelência na formação dos futuros Engenheiros Navais.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui