A noite de Natal pode ser um momento especialmente difícil para os militares que estão longe de suas famílias e amigos. Muitos militares passam o Natal em operações ou em missões em outros países, o que pode ser solitário e desafiador. Alguns podem até mesmo estar em áreas de combate, onde a situação é ainda mais difícil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Muitos militares fazem o possível para manter as tradições de Natal, mesmo quando estão longe de casa. Isso pode incluir coisas como decorar seus quartos ou áreas de trabalho com luzes e enfeites de Natal, trocar presentes com colegas de equipe e preparar refeições especiais. Alguns também podem tentar se conectar com suas famílias através de chamadas ou videoconferências, ou até mesmo participar de celebrações virtuais.

Em geral, a noite de Natal pode ser um momento de reflexão e gratidão para os militares, mesmo que estejam longe de casa. Eles podem ser gratos por estarem saudáveis ​​e seguros, por terem colegas de equipe leais e por terem a oportunidade de servir seu país.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).