Com o propósito de desenvolver competências relacionadas ao exercício da atividade de Diplomacia e Defesa com vistas aos interesses da Política Nacional de Defesa, conciliados com os objetivos da Política Externa Brasileira, a Escola Superior de Guerra (ESG) realizou nesta segunda-feira (14) a cerimônia de abertura do Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD), na Sala Executiva do Campus Brasília.
O Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Comandante da ESG, presidiu a cerimônia e falou sobre a Instituição e os obstáculos naturais a serem superados durante um curso dessa importância. Destacou que, em face do período de pandemia do coronavírus, os desafios são maiores para a realização do CDIPLOD, mas que a experiente equipe do Campus, composta por profissionais vocacionados para o apoio e ensino, saberá superar as dificuldades, a fim de facilitar o aprendizado dos estagiários.
Além do Almirante Borges, compuseram a mesa de abertura o Gen Div Leite, Diretor do Campus Brasília da ESG, e o Cel R1 Bonfim, Diretor do CDIPLOD.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
A Aula Inaugural
O Embaixador Alessandro Warley Candeas, Diretor do Departamento de Defesa do Ministério das Relações Exteriores, proferiu a Aula Inaugural, destacando a importância do alinhamento de agendas da Diplomacia com a Militar, sem a qual o jogo do poder estará, de alguma forma, prejudicado. Em seguida, fez uma análise geopolítica das grandes potências, desde o pós-guerra, nos anos 50, até os dias atuais.
O Curso
Neste ano, a fase de Ensino à Distância foi aperfeiçoada, com o objetivo de consolidar conhecimentos considerados fundamentais para o desenvolvimento do curso. Além disso, compactou-se a fase Presencial em apenas duas semanas, para atender demandas do Ministério da Defesa e das Forças Armadas. Ao adotar este formato, houve a possibilidade de expansão da carga horária. Durante o curso, será oferecida uma base teórica com Fundamentos da Política Internacional, que explora aspectos relevantes da Diplomacia Brasileira, conduzida pelo MRE, além de apresentar temas vinculados à Defesa Nacional.
Estagiários
Em 2020, foram selecionados servidores de diversos setores da Presidência da República, representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e da Associação Brasileira de Estudos de Inteligência e Contrainteligência, e militares do Ministério da Defesa e das Forçar Amadas.
Fonte: ESG
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395