Com o propósito de desenvolver competências relacionadas ao exercício da atividade de Diplomacia e Defesa com vistas aos interesses da Política Nacional de Defesa, conciliados com os objetivos da Política Externa Brasileira, a Escola Superior de Guerra (ESG) realizou nesta segunda-feira (14) a cerimônia de abertura do Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD), na Sala Executiva do Campus Brasília.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Comandante da ESG, presidiu a cerimônia e falou sobre a Instituição e os obstáculos naturais a serem superados durante um curso dessa importância. Destacou que, em face do período de pandemia do coronavírus, os desafios são maiores para a realização do CDIPLOD, mas que a experiente equipe do Campus, composta por profissionais vocacionados para o apoio e ensino, saberá superar as dificuldades, a fim de facilitar o aprendizado dos estagiários.

Além do Almirante Borges, compuseram a mesa de abertura o Gen Div Leite, Diretor do Campus Brasília da ESG, e o Cel R1 Bonfim, Diretor do CDIPLOD.

A Aula Inaugural

WhatsAppImage20200916at06.43.011

O Embaixador Alessandro Warley Candeas, Diretor do Departamento de Defesa do Ministério das Relações Exteriores, proferiu a Aula Inaugural, destacando a importância do alinhamento de agendas da Diplomacia com a Militar, sem a qual o jogo do poder estará, de alguma forma, prejudicado. Em seguida, fez uma análise geopolítica das grandes potências, desde o pós-guerra, nos anos 50, até os dias atuais.

O Curso

Neste ano, a fase de Ensino à Distância foi aperfeiçoada, com o objetivo de consolidar conhecimentos considerados fundamentais para o desenvolvimento do curso. Além disso, compactou-se a fase Presencial em apenas duas semanas, para atender demandas do Ministério da Defesa e das Forças Armadas. Ao adotar este formato, houve a possibilidade de expansão da carga horária. Durante o curso, será oferecida uma base teórica com Fundamentos da Política Internacional, que explora aspectos relevantes da Diplomacia Brasileira, conduzida pelo MRE, além de apresentar temas vinculados à Defesa Nacional.

Estagiários

WhatsAppImage20200916at06.43.02

Em 2020, foram selecionados servidores de diversos setores da Presidência da República, representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e da Associação Brasileira de Estudos de Inteligência e Contrainteligência, e militares do Ministério da Defesa e das Forçar Amadas.

Fonte: ESG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).