Buenos Aires (Argentina) – Na semana de 29 de agosto a 2 de setembro, ocorreu na Argentina a XV Conferência Bilateral de Estado-Maior (CBEM), entre o Exército Brasileiro e o Exército Argentino, com a finalidade estabelecer entendimentos bilaterais de intercâmbio entre as Forças Terrestres de ambos os países, nos campos de operações, instrução, inteligência, educação, entre outros. O destaque foram os acordos de cooperação referentes à capacitação do Exército Argentino no que tange ao veículo 6×6 Guarani – Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média sobre Rodas (VBTP-MR).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A equipe da 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, sob o comando do General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, contou com a participação do Coronel Dick Estevam Luconi Marques, do Coronel Maurício de Aguiar Villar e do Subtenente Francisco Flávio Nóbrega de Sousa. Do lado argentino a reunião ficou a cargo da Direção Geral de Organização e Doutrina e foi chefiada pelo General de Brigada Gustavo Javier Barceló.

Além de participar da conferência bilateral, o General Pimentel também teve a oportunidade de reunir-se com o Embaixador do Brasil na República Argentina, Reinaldo Salgado, e com o Subchefe do Estado-Maior Geral do Exército Argentino, General de Divisão Diego Martín López Blanco. Durante sua estada na Nação Amiga, pode ainda visitar os Batalhões de Arsenais 601 e 602 – para conhecer o Projeto TAM 2C, o “Regimiento de Granaderos a Caballo” e o “Colegio Militar de la Nación” – escola de formação de oficiais do Exército Argentino.

Fonte: Aditância do Exército Brasileiro na República Argentina

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).