Na tarde do dia 30 de março, foi realizada, no pátio de formatura do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), a solenidade de encerramento do Estágio de Tripulante de Embarcação. Na atividade, concluída com aproveitamento por 29 estagiários, foram ministradas instruções teóricas de qualificação por meio do Centro de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO), da Marinha do Brasil, e instruções práticas pelos instrutores navegadores fluviais do CECMA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O estágio de tripulante visa qualificar e habilitar os militares recém-chegados à guarnição de Manaus a exercerem a função de tripulante de pequenas embarcações de até oito metros de comprimento, que são empregadas na navegação de interior a serviço dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

O Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, General de Brigada Moacir Rangel Júnior, presidiu a solenidade acompanhado do Chefe do Estado-Maior da 12ª Região Militar, Coronel José Fernandes Filgueiras Filho, da Encarregada do Departamento de Ensino Profissional Marítimo da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, 1º Tenente Munira de Souza Luz Silva, e do Comandante do CECMA, Tenente-Coronel Anderson Siqueira Da Silva. Na oportunidade, foi realizada a entrega de certificados e distintivos aos novos tripulantes, atividade que contou com a presença de oficiais, da comitiva do CTFFAO, de instrutores e monitores e do Adjunto de Comando do CECMA.

Fonte: Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).