Reprodução/ONU

O Congresso Nacional do Povo da China reelegeu nesta sexta-feira (10) o presidente Xi Jinping para seu terceiro mandato como chefe de Estado. Com a mudança constitucional aprovada em 2018, Xi Jinping pode permanecer no poder por tempo indeterminado, sem o limite de dois mandatos de cinco anos para o cargo de presidente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A reeleição significa que Xi Jinping seguirá no comando do Partido Comunista Chinês, do Estado e das Forças Armadas. O presidente iniciou em 2020 um terceiro período no cargo de secretário-geral do Partido, consolidando seu controle do poder com a nomeação de aliados em importantes cargos governamentais.

Han Zheng, vice-primeiro-ministro da China, foi nomeado como vice-presidente do país. Ele anteriormente integrava o comitê permanente do Birô Político do Partido Comunista.

A continuidade de Xi Jinping no poder reforça a tendência de uma China cada vez mais assertiva no cenário internacional, além de ampliar a influência do país em questões como comércio, tecnologia e geopolítica.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).