A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) teve a honra de receber, em sua sede na Cidade Universitária da USP, São Paulo, a visita do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos. Este encontro, ocorrido em 08 de dezembro, reafirma o compromisso do governo brasileiro com o desenvolvimento de tecnologias nucleares e a segurança nacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Diálogo sobre Programas Nucleares e de Submarinos

bc11e08c b45c 4d62 aba0 b9160198ee0e 0

Durante a visita, houve um diálogo produtivo entre o Ministro e o Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, Diretor-Geral da DGDNTM, e o Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, Assessor do Diretor-Geral. As conversas focaram no Programa Nuclear Brasileiro (PNB) e no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Este último, uma parceria estratégica entre Brasil e França iniciada em 2008, é um marco no desenvolvimento tecnológico e de defesa nacional.

Inspeção às Instalações Nucleares

Antes da visita à DGDNTM, o Ministro Marcos Antonio Amaro dos Santos inspecionou as instalações vitais para o programa nuclear brasileiro. Ele visitou a Usina de Hexafluoreto de Urânio, responsável pela conversão do urânio em gás, o Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE) – onde está sendo construído o protótipo em terra da planta nuclear para o SCPN – e o Laboratório de Enriquecimento Isotópico, onde se realiza o enriquecimento de urânio nas ultracentrífugas desenvolvidas no Brasil.

Reforçando a Segurança e a Soberania Nacional

A visita do Ministro do GSI à DGDNTM não é apenas um evento formal, mas um testemunho do empenho do Brasil em avançar em suas capacidades nucleares e tecnológicas, aspectos fundamentais para a segurança e a soberania nacional. O encontro sublinha a importância da continuidade e do apoio governamental aos programas estratégicos de defesa e desenvolvimento tecnológico.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).