No dia 26 de janeiro, o 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola) (1º BE Cmb (Es)), “Batalhão Villagran Cabrita”, realizou a solenidade comemorativa dos seus 167 anos de criação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A formatura contou com a presença de autoridades civis e militares, entre as quais o antigo Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, e o Comandante do 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E), Coronel Carlos Elízio Santiago Nery. Houve o discurso do Comandante do 1º BE Cmb (Es), Tenente-Coronel Edson Tibúrcio dos Santos Junior, palavras do Comandante do 5º Gpt E, e a entrega do diploma de “Amigo do Batalhão”, honraria concedida a personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços à organização militar.

Subordinado ao 5º Gpt E, o batalhão tem como uma de suas principais missões promover o apoio geral de engenharia às tropas do Comando Militar do Leste (CML), nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A unidade executa reconhecimentos especializados de engenharia; atua no lançamento de pontes, portadas e passadeiras; garante a mobilidade e a contramobilidade em apoio às operações militares; realiza manutenção da rede mínima de estradas; atua na destruição de artefatos explosivos e engenhos falhados e apoia as ações de Defesa Civil, quando acionado.

O Batalhão Villagran Cabrita foi criado em 23 de janeiro de 1855, devido à necessidade de apoiar o movimento do Exército em campanhas militares, tendo participação destacada em vários episódios da história militar brasileira e mundial, como a Revolta da Armada, a Guerra de Canudos e a Segunda Guerra Mundial. Atuou em operações de paz, como a Missão de Paz das Nações Unidas em Angola, entre 1995 e 1997, e a Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti, entre 2004 e 2017. Participou em missões de pacificação no Complexo do Alemão em 2010, no Complexo da Maré em 2014, e na Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro, no ano 2018.  No ano de 2019, apoiou o no resgate às vítimas do desabamento de prédios da comunidade da Muzema na cidade do Rio de Janeiro, e cooperou com o Estado do Espírito Santo lançando uma ponte Logístic Supporte Bridge (LSB) na cidade de Guaçuí-ES.

Localizado no Bairro de Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro, o batalhão está aquartelado no antigo Palácio Real e Imperial de Santa Cruz, espaço histórico e cultural disponível à visitação pública. O prédio já foi a antiga residência de padres jesuítas e serviu como um dos palácios da Família Real Portuguesa e Brasileira.

Fonte: 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola)

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).