Marabá (PA) – No período de 1º a 3 de setembro, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) – Brigada Marechal Soares de Andrea – recebeu a visita do Comandante Militar do Norte (Cmt CMN), General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, acompanhado do Comandante da 8ª Região Militar, General Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho e comitiva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em sua primeira visita oficial à guarnição de Marabá, o General Costa Neves realizou uma reunião com os Oficiais, Subtenentes e Sargentos, relembrando a todos da missão constitucional do Exército Brasileiro e sua grande importância para a sociedade brasileira. No dia 2 de setembro, em formatura realizada no 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), teve a oportunidade de conhecer as tropas subordinadas à Brigada da Transamazônica, aptas a operar em missões reais de combate convencional, operações de garantia da lei e da ordem, ambiente de selva e operações interagências.

Oportunamente, o Comandante Militar do Norte visitou as Organizações Militares do 52º BIS, 23º Batalhão Logístico de Selva (23ª B Log Sl), 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva (6ª Cia E Cmb Sl), 1º Grupo de Artilharia de Selva (1º GAC Sl) e as Organizações Militares do Quartel-General Integrado (QGI), compostas pelo Comando da 23ª Bda Inf Sl, Companhia de Comando da 23ª Bda Inf Sl, 23ª Companhia de Comunicações de Selva (23ª Cia Com Sl) e o 33º Pelotão de Polícia do Exército (33º Pel PE). Assim como nas organizações militares, no QGI, o Gen Ex COSTA NEVES recebeu a apresentação dos oficiais e assistiu uma palestra institucional. Encerrando a visita institucional, no dia 3 de setembro, conheceu as dependências do Hospital de Guarnição de Marabá (HGuMba) e as vilas militares.

No QGI, o general expressou a boa impressão que teve da guarnição de Marabá e da tropa, citou a relevância dessa força de emprego estratégico do Exército Brasileiro e a sua importância para a região e população da Amazônia Oriental. Por fim, o General Costa Neves ressaltou a confiança na 23ª Bda Inf Sl, “em termos operacionais, individual e coletivamente, e também, a confiança que tenho na conduta, e comportamento e no exemplo do soldado desta brigada, que somos e sempre seremos referência de bom comportamento, de ética e moral para a sociedade brasileira”.

 

Fonte: 23ª Bda Inf Sl

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).