Entre os dias 7 e 8 de novembro de 2023, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) teve a honra de sediar o VIII Seminário de Pós-Graduação do Ministério da Defesa e das Forças Armadas. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos (@imm.ppgcm), o evento teve como objetivo primordial o reconhecimento e a divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos nas Escolas Militares do país.

Abertura do Evento e Destaque para Pesquisas Inovadoras

Snapinsta.app 399789076 786886103207221 7154658049885933556 n 1080

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A abertura oficial do seminário foi realizada pelo General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Desde o início, o evento se mostrou um palco para a apresentação de pesquisas notáveis, englobando áreas tão diversas quanto as Ciências Exatas e as Humanidades, refletindo a amplitude e a profundidade dos estudos realizados nas instituições militares brasileiras.

Reconhecimento aos Pesquisadores e Impacto Institucional

O segundo dia do seminário foi marcado não apenas pela apresentação de trabalhos, mas também pela premiação dos autores. Esse ato simbolizou o reconhecimento do Ministério da Defesa aos pesquisadores cujas investigações científicas possuem um potencial significativo de impacto institucional. A premiação foi um momento de celebração e reconhecimento do valor da pesquisa científica no contexto das Forças Armadas.

Encerramento e Reflexão sobre a Importância do Evento

O seminário foi encerrado pelo General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Em suas palavras, enfatizou a importância do evento para o Ministério da Defesa e para o desenvolvimento científico e tecnológico no contexto militar. A participação de instituições renomadas como IME, ITA, EGN, UNIFA e ESG ressaltou a relevância e o alto nível do seminário.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).