Vereador Henrique Carballal profere palestra sobre a Jornada dos Vassalos durante seminário

O Comando do 2º Distrito Naval promoveu, em 18 de fevereiro, o seminário “Jornada dos Vassalos e a Abertura dos Portos às Nações Amigas”, em Salvador (BA), com transmissão pelo canal da Marinha no YouTube. O seminário integra o calendário de eventos, realizados pela Marinha do Brasil (MB), em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.

A capital baiana foi escolhida para sediar o seminário, pois os dois fatos históricos que foram apresentados têm relação direta com a cidade. A Jornada dos Vassalos, como ficou conhecida a expedição de uma poderosa armada luso-espanhola-napolitana, foi enviada em 1625 para reconquistar Salvador, então capital do Brasil, no contexto da primeira das invasões holandesas. Mais tarde, em 28 de janeiro de 1808, a cidade foi palco da assinatura do primeiro decreto, promulgado por D. João VI, logo após a chegada da família real portuguesa ao Brasil, que possibilitou a Abertura dos Portos às Nações Amigas.

foto 2 52
Doutor Joaci Góes fala sobre a Abertura dos Portos às Nações Amigas em sua palestra durante o evento

O seminário teve por objetivo mostrar a importância da Jornada dos Vassalos na conquista da soberania nacional, bem como dos eventos que se sucederam até a abertura dos portos às Nações Amigas, que contribuíram para a consolidação da Independência.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Mediado pelo Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante José Carlos Mathias, o evento teve como palestrantes Henrique Carballal, professor de História e Vereador de Salvador, e Joaci Góes, Presidente eleito do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, além de membro efetivo da Academia de Letras da Bahia e da Academia de Letras e Artes de Salvador.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).