Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Comando do 2º Distrito Naval promoveu, em 18 de fevereiro, o seminário “Jornada dos Vassalos e a Abertura dos Portos às Nações Amigas”, em Salvador (BA), com transmissão pelo canal da Marinha no YouTube. O seminário integra o calendário de eventos, realizados pela Marinha do Brasil (MB), em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.
A capital baiana foi escolhida para sediar o seminário, pois os dois fatos históricos que foram apresentados têm relação direta com a cidade. A Jornada dos Vassalos, como ficou conhecida a expedição de uma poderosa armada luso-espanhola-napolitana, foi enviada em 1625 para reconquistar Salvador, então capital do Brasil, no contexto da primeira das invasões holandesas. Mais tarde, em 28 de janeiro de 1808, a cidade foi palco da assinatura do primeiro decreto, promulgado por D. João VI, logo após a chegada da família real portuguesa ao Brasil, que possibilitou a Abertura dos Portos às Nações Amigas.

O seminário teve por objetivo mostrar a importância da Jornada dos Vassalos na conquista da soberania nacional, bem como dos eventos que se sucederam até a abertura dos portos às Nações Amigas, que contribuíram para a consolidação da Independência.
Mediado pelo Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante José Carlos Mathias, o evento teve como palestrantes Henrique Carballal, professor de História e Vereador de Salvador, e Joaci Góes, Presidente eleito do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, além de membro efetivo da Academia de Letras da Bahia e da Academia de Letras e Artes de Salvador.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395