A Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno), considerada um dos maiores eventos náuticos da América do Sul, teve o apoio da Marinha do Brasil (MB) para a realização de sua 33ª edição, cuja largada ocorreu hoje (24), ao som de uma banda de música da Marinha. A travessia de 545 quilômetros partiu do Marco Zero do Recife com destino ao Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha, e reuniu, neste ano, 81 veleiros, sob a coordenação do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

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Veleiros de doze estados, mais o Distrito Federal, além de quatro embarcações estrangeiras, sendo uma da Espanha, uma do Uruguai e duas da Argentina, estão na disputa do título de “Fita Azul”. Neste ano, o Veleiro Oceânico “João das Botas”, da Escola Naval, também participa da competição com treze militares. A premiação será no dia 28 de setembro, no Arquipélago de Fernando de Noronha.

“A presença da Marinha do Brasil durante o percurso até Noronha nos deixa mais tranquilos porque sabemos que, se houver qualquer intercorrência, teremos um navio da Marinha de prontidão para proteger toda a flotilha”, destacou Carlito Moura, comandante do veleiro “Patoruzú”, tricampeão da Refeno.

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Veleiro Oceânico “João das Botas”, da Escola Naval, participa da tradicional competição – Imagem: Sg Jaqueline

Para garantir a segurança da regata e fazer cumprir as orientações exigidas pelas Normas da Autoridade Marítima, equipes de inspeção naval da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) realizaram vistorias em todas as embarcações inscritas, com o foco nos itens referentes à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição hídrica, fiscalizando a existência de coletes e balsas salva-vidas, extintores de incêndio, documentação regularizada das tripulações e das embarcações, equipamentos de navegação e comunicações e demais itens de salvatagem.

“A regata ocorre na área de responsabilidade de Busca e Salvamento do Comando do 3º Distrito Naval (SALVAMAR NORDESTE), a quem compete adotar providências para a salvaguarda da vida humana no mar. Todos os veleiros participantes devem permanecer com os rastreadores satelitais ligados, durante toda a travessia, para possibilitar sua localização em tempo real pelo SALVAMAR NORDESTE e pela CPPE”, ressalta o Capitão de Mar e Guerra Frederico Medeiros Vasconcelos de Albuquerque, Capitão dos Portos de Pernambuco.

Os Navios-Patrulha (NPa) “Macau” e “Graúna” acompanham o trajeto de cerca de 300 milhas náuticas até o Arquipélago de Fernando de Noronha. Na largada, a fim de garantir a segurança do tráfego aquaviário no Marco Zero, as embarcações LAEP-10 “Beijupirá” e Flexboat “Itamaracá”, da CPPE, auxiliaram a saída dos veleiros.
Monitoramento 24h

O Centro de Coordenação e Controle da Autoridade Marítima (CCCAM) da CPPE, por meio dos sistemas de monitoramento Spot, InReach e Iridium Go, faz o acompanhamento das embarcações por meio de um mapa, chamado de Tracking, com informações geradas em tempo real via satélite.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).