Pela primeira vez na história do Exército Brasileiro, o Comandante, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, se dirigiu a todas as organizações militares por meio de uma videoconferência, realizada no dia 1º de março. O Comandante falou diretamente da sala do Alto Comando do Exército e abordou o início do ano de instrução que começou na mesma data.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

article 1 2

Durante a videoconferência, o General Tomás enfatizou a importância da hierarquia e disciplina como pilares da instituição. Ele destacou que esses valores devem ser ensinados aos mais de 50 mil jovens que ingressaram na Força para o serviço militar inicial. “O certo é certo sempre. Isso não é negociável”, enfatizou.

Além disso, o Comandante reforçou a importância do coletivo no Exército Brasileiro. Ele explicou que ninguém individualmente é maior do que a coletividade que a instituição representa. “O Exército não é reconhecido pelo Comandante e sim pelo soldado”, afirmou.

Operacionalidade também foi um tema abordado pelo General Tomás durante a videoconferência. Ele destacou a necessidade de manter sempre o estado de prontidão e exemplificou a atuação do Exército em São Sebastião, cidade no interior de São Paulo, onde mais de 60 pessoas morreram após fortes chuvas. “Em quatro horas e meia, havia duas companhias prontas em São Sebastião”, destacou.

O Comandante ainda ressaltou que o serviço militar prepara não só o combatente, mas também o cidadão. Ele parabenizou toda a tropa pelo início do ano de instrução e encerrou a videoconferência desejando um ótimo ano de instrução a todos.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).