Voluntários e Militares da Marinha do Brasil descarregando lixo retirado do Rio Arinos

No coração de Mato Grosso, o Rio Arinos é mais do que um curso d’água: é um símbolo da rica biodiversidade da região. No entanto, como muitos rios ao redor do mundo, ele também enfrenta os desafios da poluição. No dia 30 de julho, a Capitania Fluvial de Mato Grosso, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o projeto Amigos do Rio Arinos, tomou uma atitude proativa para enfrentar esse desafio. Com a ajuda de moradores, funcionários públicos e voluntários, foi realizada uma grande ação de limpeza, demonstrando o compromisso da comunidade com a preservação do meio ambiente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Resultados Impactantes

A jornada de limpeza teve início no Rio Falcão, marcando a divisa entre os municípios de Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte. O esforço conjunto resultou na retirada de cerca de uma tonelada de lixo. Entre os materiais recolhidos, havia itens recicláveis e não recicláveis, todos destinados ao descarte adequado, garantindo que não retornassem ao ambiente natural. Ações como essa são vitais para proteger a fauna e flora locais, bem como para garantir a qualidade da água para as gerações futuras.

Mais do que Limpeza: Uma Celebração da Natureza

O projeto de limpeza não foi apenas um ato isolado de conservação. Ele antecedeu o Festival de Pesca Esportiva do Vale do Arinos (FESPEVA), um evento que celebra a riqueza aquática da região e é realizado em Porto dos Gaúchos. A presença de representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Polícia Militar e voluntários do projeto Amigos do Rio Arinos reforçou a importância da união de diferentes setores da sociedade em prol de um objetivo comum: a preservação do nosso precioso ecossistema.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).