Antes de assumir o Comando do 4º Distrito, Vice-Almirante Capistrano (à esquerda) foi Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha do Brasil

O Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho assumiu o Comando do 4º Distrito Naval, substituindo o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, que desempenhou a função desde dezembro de 2021. A cerimônia de Passagem de Comando foi realizada no dia 9 de janeiro, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, em Belém (PA), e foi presidida pelo Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Comandante de Operações Navais.

Autoridades militares e civis estiveram no evento, dentre as quais a Vice-Governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma; a Presidente do Tribunal de Justiça do Pará, Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro; o Comandante do Comando Militar do Norte, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves; e o Presidente da Sociedade Amigos da Marinha-Brasil Orson Féres.

Comando do 4º Distrito Naval

A área sob jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval (Pará, Amapá, Maranhão e Piauí) corresponde a 23% do território nacional e faz fronteira com três países: Guiana, Guiana Francesa e Suriname. “É aqui que a Amazônia Verde encontra com a Amazônia Azul. Duas áreas que guardam recursos naturais em abundância e crescente atividade econômica, além do transporte por nossas vias navegáveis e portos das riquezas produzidas em outras regiões de nosso País para os quatro cantos do mundo”, disse o novo Comandante, em seu discurso de posse.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Novo Comandante

Antônio Capistrano de Freitas Filho foi declarado Guarda-Marinha em 1988, sendo promovido a Capitão de Corveta em 2000 e a Contra-Almirante em 2018. Em 2021, foi promovido a Vice-Almirante.

Desempenhou diversos cargos durante a carreira, entre os quais destacam-se: Imediato do Navio Varredor “Atalaia”; Comandante do Aviso de Instrução “Guarda-Marinha Brito”; Imediato da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará; Comandante da Fragata “Defensora”; Assessor-Chefe de Relações Institucionais do Gabinete do Comandante da Marinha; Assessor do Colégio Interamericano de Defesa; Subchefe de Logística do Estado-Maior da Armada; Secretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Chefe de Gabinete da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa; e Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha.

Em dezembro, o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa assumiu a função de Comandante em Chefe da Esquadra, Organização Militar com sede no Rio de Janeiro (RJ).

2 55
Desfile em continência ao Comandante empossado
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).