A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) celebrou um momento marcante em 8 de dezembro com a Cerimônia Militar de Encerramento do Curso de Formação de Marinheiros da Turma Papa de 2023. Este evento significativo foi uma oportunidade para os 132 grumetes da turma prestarem o Juramento à Bandeira Nacional, um marco na conclusão de sua jornada de formação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presença de Autoridades e Convidados Especiais

A cerimônia contou com a presença do Comandante do 1º Distrito Naval, além dos Contra-Almirantes Carlos Alberto Pimentel Mello e José Moraes Sinval Reis. Autoridades civis, incluindo o Prefeito de Vila Velha, Sr. Arnaldo Borgo Filho, e o Prefeito de Vitória, Sr. Lorenzo Silva de Pazolini, também estiveram presentes, junto a outras autoridades militares e civis, evidenciando a importância do evento.

Demonstração de Poder Naval e Apoio

O evento foi abrilhantado pela presença da Fragata “Independência”, que navegou pelo canal de acesso do Porto de Vitória em saudação aos futuros marinheiros. A cerimônia também contou com a participação da Aeronave de Instrução “Bell Jet Ranger” do Esquadrão HI-1 e meios da Capitania dos Portos do Espírito Santo, posicionados na EAMES, agregando solenidade e grandiosidade ao evento.

Designação dos Novos Marinheiros

Após a conclusão bem-sucedida do curso, os marinheiros foram designados para diversos meios navais da Marinha em todo o território nacional. Esta designação representa o início de uma nova fase em suas carreiras, onde terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos e habilidades adquiridos durante o período de formação.

Reconhecimento

A Cerimônia de Encerramento do Curso de Formação de Marinheiros da Turma Papa de 2023 na EAMES é um testemunho do contínuo compromisso da Marinha do Brasil em preparar seus membros para desafios futuros, mantendo a excelência e a tradição naval do país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).