A Escola de Instrução Especializada recebeu o Estágio de Preparação para Missões de Paz 2021 do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). A atividade foi um pedido de cooperação de instrução de defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN) no dia 25 de novembro.

O estágio tem por objetivo prepara mulheres militares para as funções de observadoras militares, oficiais de estado-maior e policiais das Nações Unidas. Durante a cooperação de instrução, 21 militares do Exército Brasileiro, das Polícias Militares do Distrito Federal, de Goiás, da Bahia, do Acre e da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, conheceram táticas, técnicas e procedimentos DQBRN e os equipamentos de proteção individual.

Com a instrução, as participantes estão preparadas para atuar nas diversas funções que venham a desempenhar em ambientes instáveis com contaminação QBRN durante as missões de paz da ONU.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Escola de Instrução Especializada

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).