Na tarde desta quinta-feira (4), uma turbina de um avião da companhia Gol pegou fogo enquanto a aeronave se preparava para decolar do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, com destino a Porto Alegre. O incidente ocorreu na cabeceira da pista e, como medida de segurança, o aeroporto ficou fechado por uma hora, das 17h27 às 18h26. Segundo a Infraero, ninguém ficou ferido.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O fechamento das pistas foi necessário devido ao incêndio na turbina, que provocou a soltura de detritos da aeronave. A equipe de manutenção e operações da Infraero realizou rapidamente a vistoria e limpeza da pista para liberação.

A Gol Linhas Aéreas informou que a decolagem da aeronave foi interrompida após a constatação de falha no motor 2, ainda nos primeiros metros da pista e em baixa velocidade. A tripulação seguiu os procedimentos previstos e retornou à posição de estacionamento para realizar o desembarque em segurança, sem intercorrências. A companhia está tomando as medidas necessárias para acomodar os passageiros nos próximos voos, minimizando os impactos causados pelo incidente.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).